Campanhas de Natal de TV enchem o imaginário de pequenos e graúdos

Qual será o próximo anúncio de natal que ficará, quer queiramos ou não, no nosso imaginário durante muitos anos?

14 Dez 2022 | 9:51
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Chegando a época de Natal, quem não se recorda das míticas campanhas de publicidade e anúncios de televisão da Coca-cola e, claro, do Ferrero Rocher? Estas publicidades são míticas – ao ponto de determinarem as cores da roupa do Pai Natal – não só pelo seu timing, mas também devido a diferentes gatilhos de marketing que levam a um maior reconhecimento dessas mesmas marcas. Qual será o próximo anúncio natalício que ficará, quer queiramos ou não, no nosso imaginário durante muitos anos?

Numa época em que os consumidores, mais do que nunca, estão dispostos a comprarem produtos, não só para a mesa de Natal, mas também para as prendas, naturalmente que o orçamento das grandes marcas para as suas campanhas de publicidade são maiores nesta altura. Tal leva a que também a concorrência pela atenção do potencial cliente é maior, sendo necessário ir mais além para conseguir atrair o seu público-alvo, ao mesmo tempo que se cria um slogan ou um conjunto de cenas que possa mesmo marcar a época natalícia das pessoas que o assistem.

Ricardo Araújo Pereira recria outros anúncios conhecidos

De facto, não é necessário ir muito longe para se compreender a enorme dimensão e importância que os anúncios de Natal apresentam. Contratado por uma empresa de eletrónicos, conhecida do grande público. Ricardo Araújo Pereira “ameaça” estar presente nas nossas televisões até ao Natal com uma série de anúncios televisivos que, apesar de terem o ex-Gato Fedorento como protagonista, não são em nada inovadores.

Na verdade, pode-se ver Ricardo Araújo Pereira – responsável pelo programa com maior share da televisão portuguesa todos os domingos – a recriar anúncios do camião do Pai Natal ou até mesmo do chocolate de Ferrero Rocher. Dada a dimensão que esses anúncios originais têm no nosso imaginário do que é a época de Natal, estes têm conseguido muitas reações online, algo que é objetivo principal da maioria das empresas que investem milhares ou até mesmo milhões nesta época Natalícia.

Continente encontrou o seu espaço com personagens de Natal míticas

Primeiro a Leopoldina, mas agora a carismática e até polémica Popota, a realidade é que as campanhas de publicidade de Continente também são um dos maiores destaques para pequenos e graúdos. Mesmo estando focado o seu folheto publicitário para brinquedos, a realidade é que estas personagens animadas não só encantam os mais pequenos, como também estas têm um impacto grande no que os adultos terão que decidir oferecer a esses mesmos pequenos, que acabaram por ficar maravilhados com essas personagens.

Dessa forma, é de esperar que, mais um Natal, o Continente consiga usar uma ou até mesmo duas dessas personagens animadas para criar anúncios que vão atrair muito do seu público-alvo. Claramente que esse é o objetivo de qualquer empresa de marketing, pelo que o Continente, no que toca ao ramo de supermercados, principalmente nesta época, parece ser o que mais se tem conseguido destacar. Porém, bastará recuar alguns anos para se perceber se a Leopoldina era um animal animado consensual, o mesmo não se poderá dizer da Popota. Contudo, no final, essa discussão amigável, também não acaba por ser benéfica para o próprio Continente?

Campanhas de marketing evoluem ainda para as redes sociais

Se há poucos anos as maiores campanhas publicitárias passavam unicamente na televisão, salvo raras exceções na rádio ou nos jornais, agora muito do foco das empresas está nas redes socias e na sua presença social. Com taxas de retenção que poderão ser bastante mais vantajosas, a verdade é que, neste momento, até para a criação de uma relação mais aproximada com o consumidor, é pedido que não só a presença da campanha de Natal esteja nas televisões, mas que também o investimento de promoção nas principais redes sociais possa complementar essa mesma campanha.

Dessa forma, é importante também analisar como as campanhas de marketing no Natal vai evoluir nas redes sociais. Por exemplo, é de prever que muitos dos principais influencers nacionais possam agora ter mais trabalho na promoção de vários produtos, de diferentes empresas. Aliás, não é coincidência perceber que muitos influencers acabam por estar mais regulares neste mês de dezembro, não só pelas campanhas que podem participar, mas também pelo maior investimento feito pelas empresas nessas plataformas.

 

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