Bárbara Norton de Matos em lágrimas por causa de violência doméstica

A atriz da novela da SIC Nazaré não conteve as lágrimas ao rever as imagens em que a sua personagem é violentamente agredida por Rui Unas, que dá vida a Heitor.

03 Dez 2019 | 15:30
barbara norton de matos
-A +A

Em Nazaré, Bárbara Norton de Matos e Rui Unas dão vida a Sofia a Heitor, um casal com uma vida aparentemente perfeita mas que, entre quatro paredes, vive um inferno. A dupla de atores esteve esta terça-feira n’O Programa da Cristina a falar sobre as cenas de violência doméstica que interpretam na novela.

Após serem exibidas imagens de uma cena em que Heitor agride violentamente Sofia, Bárbara Norton de Matos não contém as lágrimas. «Dá-me imensa vontade de chorar… », começa por dizer a atriz. Com a voz embargada, diz que nunca viveu uma situação semelhante mas que lhe custa imenso saber que há mulheres que passam por situações de agressão e violência doméstica. «Estou naquelas cenas e estou a sentir exatamente o que elas sentem… só de me imaginar naquela situação, e com os meus filhos…», confessa Bárbara Norton de Matos. 

A atriz conta ainda que usou casos de violência doméstica, muitos dos quais expostos e discutidos no programa de Cristina Ferreira, para criar a sua personagem. «O teu programa ajudou-me imenso. Custa-me horrores saber que há tantas mulheres a passar por isto».

Rui Unas incomodado com cenas de violência

Rui Unas mostrou-se visivelmente incomodado ao rever as cenas em que agride Bárbara Norton de Matos. «Não consigo, estou desconfortável. Não consigo ver estas cenas», diz o ator. Pai de dois rapazes, André, de 11 anos e Rafael, de 8, Rui Unas diz que não deixa os filhos verem a novela. O ator já tinha anteriormente escrito um longo texto a alertar para as cenas chocantes de Nazaré e para o flagelo da violência doméstica.

«Ontem [28 de outubro], foi para o ar uma cena na Nazaré em que o Heitor agride Sofia depois de a ter visto beijar outro homem», escreve Rui Unas, relembrando a primeira cena em que a sua personagem agride a mulher.

«Nada, nunca, justifica uma agressão física num contexto conjugal. Por muita fúria, honra manchada, coração partido, o acto é injustificado e criminoso. A novela vai começar a espelhar uma realidade triste do nosso país, a trama que a talentosa Bárbara Norton de Matos e eu vamos interpretar é paradigmática. Tudo começa com um estalo… e um pedido de desculpas… e promessas de redenção e amor. São cenas que me custaram imenso fazer e não consigo assistir. Que sirvam para alertar, prevenir, denunciar. Tentei (tentámos) fazer o mais “verdade” possível para que não fosse indiferente», acrescentou o ator da novela da SIC.

Linha de Apoio à Vítima de Violência Doméstica

 

Texto: Raquel Costa | fotos: SIC

 

Veja também:
Noémia Costa foi vítima de violência doméstica: «a minha filha viu algumas agressões»
Florbela Queiroz esquece agressões e perdoa filho condenado por violência doméstica!

 

PUB