Ana Leal reage à suspensão da TVI! E fá-lo com imagem marcante

A jornalista fez uma publicação nas redes sociais que está a ser entendida como uma reação à sua suspensão da TVI. O texto vem acompanhado por uma fotografia captada nos Troféus Impala de Televisão.

27 Mai 2020 | 16:40
-A +A

Poucas horas depois de ter sido noticiado que estava suspensa da TVI, Ana Leal quebrou o silêncio e, ainda que não se pronunciando concretamente sobre o caso, fez uma publicação nas redes sociais que alude ao mesmo. E fê-lo com uma imagem em que surge com a sua extinta equipa.

«O que nunca me poderão tirar», escreveu a jornalista como legenda de uma fotografia captada, no ano passado, nos Troféus Impala de Televisão, no momento em que recebeu o prémio de Melhor Programa de Informação. Nela, a profissional surge ladeada por André Carvalho Ramos, Cláudia Rosenbusch e Sara Bento, cujo trabalho coordenou até ao passado mês de março, altura em que a Direção de Informação da TVI, liderada por Sérgio Figueiredo, dissolveu a equipa e reintegrou estes três jornalistas na redação do canal.

A mensagem foi partilhada por Ana Leal já depois de o seu advogado, Ricardo Sá Fernandes, ter confirmado que a sua cliente se encontrava suspensa de funções na TVI, na sequência de um inquérito interno instaurado pela TVI e de a jornalista ter sido alvo de um processo disciplinar. Em causa está o facto de Ana Leal ter revelado e-mails trocados com a Direção de Informação numa carta enviada ao Conselho de Redação da estação de Queluz de Baixo (à qual a TV 7 Dias teve acesso, como poderá ler mais à frente).

O advogado foi perentório e disse ao Observador não encontrar «qualquer fundamento, nem para a suspensão, nem para qualquer processo disciplinar», temendo que «a investida possa comprometer a liberdade de imprensa»«As divergências que eventualmente poderão existir entre a Ana Leal e outras pessoas da TVI tocam no quadro da liberdade de expressão. Espero que, apesar de tudo, haja bom senso de todas as partes de se afastarem desta via sancionatória que não me parece a adequada, sobretudo para uma pessoa que tem dado tanto pela estação onde trabalha há tantos anos», acrescentou Ricardo Sá Fernandes.

 

Toda a história que desencadeou a suspensão

 

Na edição em banca da TV 7 Dias, explicamos-lhe detalhadamente o clima de tensão que se vive em Queluz de Baixo e que culminou com a suspensão de Ana Leal. A novela não arrancou agora, mas os novos episódios da trama adensam o conflito entre a Direção de Informação e a equipa dirigida pela jornalsita, entretanto dissolvida. A história é complexa e, para a entender, é preciso recuar até março.

Paremos no dia 10. Nessa terça-feira, o canal decidiu suspender, por tempo indeterminado, os programas de Ana Leal e Alexandra Borges, uma decisão tomada na necessidade de reforçar a redação, devido à rotatividade de profissionais que foi obrigada a ser feita. No caso do primeiro formato, os jornalistas André Carvalho Ramos, Cláudia Rosenbusch e Sara Bento continuaram a trabalhar sob a alçada da coordenadora, mas focados exclusivamente em histórias com a temática do novo coronavírus.

Assim foi. Para o dia 25 de março, estava prometida a transmissão de uma reportagem que, segundo Ana Leal, iria «revelar falhas graves na resposta do Serviço Nacional de Saúde» à pandemia. Porém, tal não se veio a concretizar. No dia seguinte, a jornalista justificava-se, numa publicação feita numa página de Facebook que a própria criara para o programa: «Não é da minha responsabilidade a não emissão da reportagem que estava anunciada.» Confrontada pela TV 7 Dias, na altura, a TVI recusou tratar-se de censura. «A peça da Ana Leal caiu. Todos os dias caem peças», alegou fonte oficial. A publicação foi eliminada daquela rede social depois do nosso contacto.

Face a estes acontecimentos, em meados de abril, o Conselho da Redação da TVI pediu aos quatro jornalistas esclarecimentos sobre o caso. A resposta chegou numa carta assinada em conjunto, à qual a TV 7 Dias teve acesso. Nela, os visados contam a sua versão dos factos e alegam, por exemplo, que a mensagem de Ana Leal foi apagada do Facebook na sequência de uma «ordem» que Sérgio Figueiredo deu «ao editor de imagem da equipa João Pedro Ferreira, também administrador da página». Até hoje, a investigação em questão não foi transmitida.

Uma fonte ligada à TVI conta que, há duas semanas, «Ana Leal apresentou uma queixa contra o Diretor de Informação da TVI nos Recursos Humanos», na sequência de uma discussão entre ambos. «Sobre esse assunto não falo», diz Sérgio Figueiredo quando confrontado pela TV 7 Dias. A nossa revista tentou ainda contactar a jornalista, sem sucesso até ao fecho da edição.

 

Leia a história completa na edição em banca da TV 7 Dias!

 

Texto: Dúlio Silva; Fotografias: Arquivo Impala e reprodução redes sociais

 

ATENÇÃO!

Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador.

Eis os passos a seguir:
  1. aceda a www.lojadasrevistas.pt
  2. escolha a sua revista
  3. clique em COMPRAR ou ASSINAR
  4. clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA
  5. introduza os seus dados e escolha o método de pagamento
  6. pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

PUB