“20 mil metros quadrados”: TVI constrói novo estúdio “mesmo ao lado” da… RTP

A TVI terá um Centro de Produção do Norte “mesmo ao lado” dos estúdios da RTP em Vila Nova de Gaia. O projeto tinha sido pensado para o Porto, mas “não foi bem visto por um determinado político”.

29 Jul 2021 | 19:20
-A +A

A TVI vai construir um estúdio no mesmo local onde está sediado o Centro de Produção do Norte da RTP. A informação foi confirmada, em entrevista, por Mário Ferreira, o presidente do Conselho de Administração da Media Capital, que detém a estação de Queluz de Baixo.

Inicialmente previsto para o centro da Invicta, o complexo no qual está a investir o grupo do qual Mário Ferreira é o principal acionista vai agora ser edificado no outro lado do rio Douro. “Infelizmente, não vamos ficar no Porto. Esta será a última televisão a sair do Porto. A SIC já está em Matosinhos, o Porto Canal também, a RTP está em Gaia e nós iremos para Gaia”, indica.

Depois, o dono da TVI explica o motivo que está na origem da mudança dos planos. “Não foi bem visto por um determinado político da cidade do Porto que nós pudéssemos ficar e reabilitar o Silo Auto, como propusemos fazer de forma totalmente transparente. Está ali um edifício decadente, tínhamos um projeto muito interessante, mas não foi visto com bons olhos e nós também não quisemos perder tempo”, diz.

Questionado se teria sido o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, a mostrar relutância em construir o Centro de Produção do Norte da TVI no Silo Auto, Mário Ferreira nega. “Não, o presidente da Câmara do Porto esteve sensível, falou com as outras forças políticas. O investimento era grande, fizemos o anteprojeto e a proposta. Houve uma ou outra entidade que tinha dito que achava boa ideia, mas que mudou de ideias a meio do percurso. Nós não gostamos de nadar contra a corrente. Investimos em total transparência. Querem-nos, querem-nos; não nos querem, vamos para outro lado, não perdemos tempo.”

Na mesma entrevista à Visão, o presidente do Conselho de Administração da empresa que detém a TVI diz que o terreno pertencente ao canal tem “20 mil metros quadrados, mesmo ao lado da RTP, onde está a antena”. Será, portanto, “aí criado um núcleo de televisão na Serra do Pilar, que tem a RTP e agora vai ter a TVI”. “E o Porto fica sem televisão, mas não há problema nenhum: quando quiserem entrevistas vão a Gaia, também é pertinho”, desvaloriza.

 

TVI quer ter “moderno estúdio de televisão” no Norte

 

Ao fim de 30 anos na RTP, João Fernando Ramos foi contratado para ser o responsável executivo pela operação e expansão da TVI no Norte do País. Em agosto do ano passado, o jornalista falou com a TV 7 Dias naquelas que foram as suas primeiras declarações sobre o projeto que abraça desde setembro.

Na altura, João Fernando Ramos dizia que nos planos está “a construção de um centro de produção que terá três valências – televisão, rádio e multimédia” – e que terá, nomeadamente “um moderno estúdio de televisão e todas as capacidades para também se poderem fazer emissões nas plataformas digitais”.

A ideia, explicou-nos, “é dar dimensão ao canal no País” e “ter uma estrutura com capacidade para produzir programas, ter presença muito regular em antena e ser um verdadeiro centro de produção”, algo que, com a dimensão deste projeto, “atualmente só existe na RTP”.

“O primeiro foco será a Informação, mas não queremos ficar por aí. Queremos ser um polo agregador de ideias que possam chegar à antena principal e às outras antenas da TVI”, referiu ainda João Fernando Ramos.

 

Texto: Dúlio Silva; Fotos: Arquivo Impala e reprodução redes sociais
PUB